Blog da Leap


Planejamento financeiro para casamento: saiba se programar

18 de outubro de 2017

Casar nunca sai de moda. Segundo o IBGE, o número de matrimônios no Brasil só tem aumentado nos últimos anos. O resultado disso pode ser sentido diretamente no bolso dos noivos, já que realizar uma cerimônia que atenda às expectativas do orçamento do casal pode ser um desafio.

A solução é adotar um planejamento financeiro para casamento. Programando-se bem, com antecedência e organização, é possível realizar a festa dos seus sonhos sem prejudicar o bolso no início da vida a dois. Veja a seguir algumas dicas de como realizar um bom planejamento financeiro para seu casamento.

1. Converse com seu parceiro

Antes mesmo de começar qualquer planejamento, é fundamental entender que a cumplicidade entre o casal também deve valer para os assuntos financeiros. É preciso que as expectativas, prioridades e restrições de cada um sejam sempre respeitadas. 

Por isso, eventuais diferenças devem ser discutidas de forma aberta. Decisões financeiras tomadas em comum acordo são mais fáceis de serem mantidas e não serão motivo de brigas no futuro.

2. Defina objetivos financeiros realistas

O primeiro passo de um planejamento financeiro para casamento é estabelecer quais os principais objetivos financeiros do casal.

Eles devem ir além dos gastos com festa e lua de mel; devem ser consideradas também metas de prazo mais longo, como a compra de um carro ou de um imóvel, além de gastos com a chegada do primeiro filho. Para cada objetivo, defina uma estimativa de prazo e volume de recursos necessário.

Com base nessas questões, o casal deve preparar seu orçamento mensal, projetando suas expectativas tanto para recebimentos de salários e outros recursos quanto de despesas recorrentes e eventuais, procurando investir o dinheiro para atingir os objetivos definidos.

A partir dessas estimativas, é possível verificar se as metas definidas são alcançáveis, ou se é necessário ajustar as expectativas ou o prazo previsto inicialmente.

3. Mantenha uma rotina de acompanhamento financeiro

Uma vez definidos os objetivos financeiros e a previsão orçamentária do casal, deve ser mantida uma rotina de acompanhamento financeiro periódico para verificar se o planejamento está sendo cumprido.

A ideia é conseguir perceber o mais rápido possível se os planos podem ser frustrados, possibilitando uma correção de rota que não prejudique as metas estabelecidas.

Para isso, as receitas e despesas devem ser registradas de forma detalhada, permitindo que os gastos estejam de acordo com as estimativas e para saber se está sendo possível poupar a quantia inicialmente prevista.

Se identificarem problemas, é hora de redefinir as estimativas originais e fazer os ajustes correspondentes no planejamento.

4. Conte com a ajuda de especialistas

Mesmo que seja tentador organizar sua festa de casamento por conta própria, na maioria das vezes essa não costuma ser uma boa ideia.

É preciso selecionar diversos fornecedores, sem que se disponha de muita informação, além de coordenar a prestação de vários serviços simultaneamente.  A chance de ocorrerem problemas e gastos desnecessários é alta. Por isso, o apoio de uma empresa especializada não só evita maior estresse, como pode ser a decisão mais econômica.

A mesma lógica também vale para a vida do casal após a cerimônia. Eles deverão considerar, ao realizar o planejamento financeiro, a possibilidade de contar com o assessoramento de especialistas em finanças, que podem ajudar na escolha das melhores estratégias e soluções para garantir a tranquilidade da família recém-iniciada.

Agora você já sabe que para evitar que problemas financeiros atrapalhem seu sonho de ter uma cerimônia de casamento perfeita, é fundamental planejar-se corretamente.

Definir planos e objetivos em parceria e acompanhá-los ao longo do tempo é um excelente exercício de cumplicidade na administração dos aspectos práticos da vida familiar.

Agora que você já viu como um bom planejamento financeiro para casamento pode ajudar a começar essa nova etapa da vida, que tal ficar sempre por dentro das melhores dicas sobre finanças pessoais e investimentos? Então curta nossa página no Facebook, e veja como manter sua saúde financeira sempre em dia!

 

Fonte: Akiva Finanças

Comentários

Copyright © 2017 - LEAP EVENTOS - Todos os direitos reservados.